Como surgiu o outsourcing de impressão? Entenda neste blog post a origem dessa modalidade de serviço no Brasil e no mundo
Antes de falar sobre como surgiu o Outsourcing de Impressão, vamos dar um passo atrás e entender como surgiu a prática do outsourcing em si.
A palavra outsourcing vem do inglês e quando desmembrada temos 2 termos:
Portanto, traduzindo ao pé da letra, outsourcing é uma “fonte de fora”, ou seja, uma oportunidade de utilizar uma mão de obra externa como estratégia comercial e de negócios.
O outsourcing também pode ser explicado como uma parceria estratégica na qual uma área ou algum serviço da organização passa a ser realizado por uma organização externa.
Durante a 2ª Guerra Mundial, a indústria dos EUA estava completamente focada na produção de armamentos em massa e viu a necessidade de que cada empresa se concentrasse na sua atividade-fim para acabar a guerra com êxito para o país norte americano.
Foi aí que nasceu o conceito de outsourcing: empresas que precisavam contratar outras (especialistas) para exercer atividades que não estavam alinhadas diretamente com seus objetivos.
Na década de 1980, com o início do processo de internacionalização das empresas, a prática de outsourcing passou a ser ainda mais relevante, uma vez que o foco do negócio passou a ser o cliente. Isso porque uma de suas vantagens, é que ao contratar um fornecedor, a empresa contratante passa a concentrar os esforços no que mais importa para seu negócio: o cliente.
Outro ponto relevante do outsourcing é a defesa de que a empresa precisa focar no que ela faz de melhor e o restante deveria ser sublocado. Essa ideia ganhou a adesão de grandes corporações que enxergaram no outsourcing um modo de melhorar a competitividade do negócio. Com o passar dos anos, a prática difundiu-se também para as médias e pequenas empresas.
Hoje vemos um número maior de empresas praticando esse modelo de negócio em diversos segmentos de mercado, como por exemplo o de cópias e impressões.
No Brasil, não podemos responder com precisão à pergunta “como surgiu o Outsourcing de Impressão”. Em meados dos anos 2000, com o aumento da complexidade das novas tecnologias e a necessidade de otimizar processos e reduzir custos, muitas empresas constataram que não valia mais a pena manter uma equipe de técnicos especializados em impressoras e/ou comprar e manter os equipamentos de impressão.
A opção que encontraram foi alugar os equipamentos e o serviço técnico para esse tipo de processo e, com o tempo, esta ação de locação de impressoras ficou conhecida como outsourcing de impressão.
É muito comum dizerem que outsourcing significa a mesma coisa que terceirização, mas existem algumas diferenças significativas entre os dois modelos de negócio:
Prática mais antiga e tradicional no mundo dos negócios, na qual a empresa contratante utiliza serviços de um fornecedor externo relacionados às partes básicas da empresa, como limpeza, alimentação ou áreas afins.
Modelo de negócio relativamente recente, no qual a empresa contratante utiliza serviços externos relacionados a partes estratégicas do negócio.
Agora que você já sabe como surgiu o Outsourcing de Impressão, que tal entender este processo pode ser um caminho para a transformação digital do seu negócio? Baixe nosso e-book e descubra!
© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.
Deixe um comentário