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28 outubro, 2025

7 desafios atuais da gestão de TI corporativa e como superá-los

A gestão de TI corporativa é um dos motores da competitividade no mercado atual. Com a crescente digitalização dos processos, a tecnologia assumiu um papel importante nas estratégias empresariais, determinando a velocidade da inovação e a qualidade da entrega ao cliente.

O gestor de TI atua como um estrategista, responsável por entender a necessidade de inovação sem abrir mão da eficiência, segurança e estabilidade da infraestrutura. A velocidade das mudanças tecnológicas e a competitividade do setor tornam a superação desses desafios essencial para garantir o crescimento do negócio.

Os desafios mencionados — desde a inovação até a segurança — exigem uma atuação estratégica, identificando gargalos operacionais e aplicando soluções eficazes de forma ágil. A seguir, exploramos sete desses desafios que você pode enfrentar no dia a dia.

Neste artigo, você vai conferir:

1. Integração de ferramentas diversas
2. Gestão de acesso e segurança
3. Suporte remoto eficiente
4. Manutenção da infraestrutura
5. Monitoramento e gestão de performance
6. Escalabilidade
7. Satisfação dos usuários
Como superar os desafios da gestão de TI corporativa com soluções de Digital Workplace
Implementando soluções de Digital Workplace de forma simples e assertiva

Gestão de TI corporativa: 7 desafios da atualidade no mundo empresarial

As novas soluções digitais transformam as empresas em ambientes mais conectados, aumentam a sua mobilidade e expandem a sua capacidade de fornecer serviços de alto valor agregado. Mas a missão de criar um ambiente digital de alta confiabilidade e segurança é repleta de obstáculos.

A seguir, detalhamos os 7 principais desafios que marcam a gestão de TI corporativa:

1. Integração de ferramentas diversas

O uso de várias ferramentas de comunicação, produtividade e gestão se tornou um padrão. O desafio da TI é garantir que todos esses recursos operem juntos de forma eficaz, sem conflitos ou redundâncias.

A falta de integração causa lentidão e perda de produtividade. Segundo pesquisa da Gartner, 47% dos trabalhadores digitais têm dificuldade para encontrar as informações necessárias para desempenhar as suas funções, em um ambiente onde o colaborador utiliza, em média,  11 aplicativos.

2. Gestão de acesso e segurança

Em um ambiente colaborativo e com o crescimento do trabalho remoto, o gerenciamento de permissões e acessos (quem acessa o quê e quando) se torna necessário e complexo. O departamento de TI precisa garantir a segurança dos dados contra ameaças internas e externas, ao mesmo tempo em que fornece acesso adequado e ágil a cada colaborador, sem interromper o fluxo de trabalho.

3. Suporte remoto eficiente

O aumento do trabalho no formato home office ou a operação em unidades e filiais diferentes trouxe à TI a oportunidade de fornecer suporte técnico à distância. Esse cenário é desafiador, já que os colaboradores podem acabar utilizando dispositivos e redes domésticas, o que dificulta o diagnóstico rápido e a solução de problemas de hardware ou software remotamente.

4. Manutenção da infraestrutura

A área de TI é responsável por manter toda a infraestrutura tecnológica — servidores, redes, sistemas e dispositivos — incluindo o suporte à colaboração. Qualquer falha na infraestrutura pode interromper a operação da empresa e impactar a produtividade, exigindo um esforço constante para manter tudo atualizado e funcionando.

5. Monitoramento e gestão de performance

Monitorar o desempenho das ferramentas de colaboração e da infraestrutura, garantindo seu funcionamento de maneira eficiente, é um desafio constante. Em ambientes de TI, é necessário contar com ferramentas avançadas de monitoramento e análise para identificar e realizar ajustes rapidamente quando a performance cai ou antes que falhas ocorram.

6. Escalabilidade

Para acompanhar o crescimento da empresa, a TI deve garantir a escalabilidade das soluções de colaboração e da infraestrutura tecnológica, alinhando-as à demanda, tanto em termos de usuários quanto de volume de dados, sem comprometer a performance ou a segurança. Planejar esse crescimento com antecedência é importante, mas nem sempre fácil.

7. Satisfação dos usuários

Manter os colaboradores satisfeitos com as ferramentas e o suporte fornecido pela TI pode ser desafiador. As expectativas são altas: os usuários esperam a mesma facilidade de uso que encontram em tecnologias pessoais, e a variedade de recursos internos pode levar à frustração. A TI deve atuar para garantir a melhor experiência do usuário final.

Como superar os desafios da gestão de TI corporativa com soluções de Digital Workplace

As empresas que investem em transformação digital colhem resultados significativos. Dados da McKinsey mostram que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA até 3 vezes maior que as demais.

Uma maneira assertiva de atingir esse nível e superar os desafios da gestão de TI é por meio da implementação de soluções de Digital Workplace. Essa abordagem integra pessoas, processos e tecnologia para criar um ambiente de trabalho mais eficiente, seguro e colaborativo.

As principais soluções de Digital Workplace que respondem aos desafios citados são:

  • Service Desk: atua como ponto focal único para todas as solicitações de suporte. Com soluções inovadoras, ele centraliza chamados, agiliza a resolução de problemas e melhora a satisfação do usuário, resolvendo grande parte das questões de maneira remota.
  • Field Service: garante que, nos casos em que o suporte remoto não é suficiente (problemas de hardware ou infraestrutura em unidades), técnicos especializados sejam acionados para o atendimento in loco, assegurando a manutenção da infraestrutura e o suporte a dispositivos.
  • Gestão de ativos: mantém um inventário preciso e atualizado de todos os dispositivos e softwares da empresa. Isso é importante para a manutenção da infraestrutura, o planejamento da escalabilidade e o controle de segurança.
  • Gestão de acessos: implementa políticas de segurança robustas e soluções de identidade (IAM) para controlar de forma centralizada e eficiente quem pode acessar o quê. Isso resolve o desafio de Gestão de acesso e segurança, certificando conformidade e proteção de dados.

Implementando soluções de Digital Workplace de forma simples e assertiva

Aplicar soluções de Digital Workplace que simplificam a gestão de TI corporativa pode ser mais fácil do que parece. Uma das formas mais simples e ágil é por meio da terceirização (outsourcing) de serviços especializados.

Ao contar com parceiros preparados, a sua empresa ganha expertise necessária para analisar o cenário de TI atual, mapear os desafios específicos e gerenciar as melhores alternativas para a transformação digital.

A Simpress possui uma frente de negócios dedicada a transformar o ambiente de trabalho, impulsionando a produtividade e a eficiência. Somos especialistas em Service Desk, Field Service, gestão de ativos e acessos, oferecendo o conhecimento e a infraestrutura para que você se concentre na estratégia do seu negócio.

Quer transformar os desafios da sua gestão de TI corporativa em alavancas de crescimento para a sua empresa?

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como a Simpress pode ajudar você a implementar uma solução de Digital Workplace completa e eficiente.

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