Vivemos a era dos dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela FGVcia, só no Brasil são mais de 2 dispositivos digitais por habitante. E não dá para negar: esses aparelhos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia!
A facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis tem, de fato, impactado a nossa rotina e numa velocidade impressionante, tem transformado os nossos hábitos comportamentais e de consumo, além, é claro, de mudar a forma como muitas atividades corporativas podem ser realizadas, especialmente quando falamos em agilidade e eficiência.
Inclusive, não só as próprias empresas, mas os colaboradores também sentem esses benefícios. De acordo com dados de um estudo realizado pelo SENAI e divulgados pela TI Inside, as novas tecnologias digitais aumentam em cerca de 22% a produtividade dos funcionários conectados, fornecendo uma comunicação rápida, eficaz e acessível.
Mas a pergunta que fica é: como garantir que os colaboradores tenham os dispositivos mais adequados? Como gerir o parque tecnológico adequadamente? Como fazer com que tudo isso se adeque no orçamento empresarial?
São exatamente essas perguntas que vamos responder neste conteúdo!
Como vimos, preparar as equipes com tablets e celulares de ponta é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e, para isso, gestores podem escolher entre três modelos de negócio: compra, leasing e outsourcing. Para identificar qual dessas opções é a mais vantajosa é preciso, primeiro, entender no que cada uma consiste.
Vamos repassar brevemente pelas principais características de cada opção:
CARACTERÍSTICA | OUTSOURCING | LEASING | COMPRA |
Modelo de negócio | Proativo | Passivo | Passivo |
Escalabilidade | Permite começar com menos dispositivos e aumentar no decorrer do contrato | Sem escalabilidade. Necessário realizar um novo contrato caso a empresa precise de mais equipamentos | Sem escalabilidade. Necessário realizar uma nova compra caso a empresa precise de mais equipamentos |
Manutenção | Acompanha contrato de manutenção | Não costuma acompanhar contrato de manutenção | Não acompanha contrato de manutenção |
Upgrade | Upgrades tecnológicos para novas linhas de equipamentos, novos equipamentos ou equipamentos existentes | Não possui upgrade | Não possui upgrade |
Aquisição | Prestação de serviço ao longo do contrato, com disponibilização do hardware, e não aquisição do equipamento | Aquisição do equipamento após o término das prestações | Aquisição do equipamento no momento da compra |
Gestão | Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do provedor | Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do cliente | Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do cliente |
Encerramento do contrato | Prestador é responsável pela devolução e o contrato se encerra conforme o prazo acordado | Cliente é responsável pela devolução e o contrato se encerra quando os itens chegam na instituição | Não há contrato. O equipamento passa a ser da empresa no momento da compra |
Pagamento | Ocorre a partir da instalação do equipamento | Ocorre a partir da assinatura do contrato | Ocorre na aquisição do dispositivo |
Cancelamento | Flexibilidade para pagamento do saldo residual | Necessário pagar 100% do saldo residual | Geralmente não é possível para compras realizadas presencialmente. No caso das compras online, o comprador tem até 7 dias, a partir do recebimento do item, para cancelar a compra |
Basicamente, o processo de compra é relativamente simples: a empresa escolhe o aparelho, entra em contato com o fornecedor e realiza o pagamento. Finalizada a transação, o dispositivo passa a ser propriedade da companhia que o adquiriu. A grande desvantagem, porém, é que a empresa também assume a manutenção, a responsabilidade pela atualização e eventuais problemas que o equipamento possa apresentar.
No leasing, as coisas funcionam de outra forma. É mais ou menos como um aluguel de smartphones e tablets, só que com possibilidade de compra no final do contrato. Funciona assim: a empresa paga um valor todos os meses e pode fazer uso do dispositivo durante o período de vigência do contrato. A propriedade do equipamento, porém, fica com o banco/financeira. Caso a empresa fique inadimplente nos pagamentos, o aparelho pode ser tomado. Nessa modalidade, os custos de manutenção, atualização e operação também ficam sob responsabilidade do próprio negócio que contratou o leasing.
Por último, temos o outsourcing. Como mostra a tabela, esse modelo de negócio supera todos os outros, afinal, o fornecedor cede os dispositivos móveis à empresa, mas também tem como grande diferencial o fato de que os custos de manutenção, atualização e operação são de responsabilidade do provedor dos equipamentos, deixando as equipes livres de dores de cabeça, além de que toda a gestão do parque passa a ser facilitada e o upgrade para novos equipamentos é bem mais simplificado.
Considerando as características de cada alternativa, o outsourcing tem sido visto como uma das opções mais vantajosas do mercado, justamente porque possibilita à empresa inovar seus processos sem realizar grandes investimentos. Outro benefício é a garantia de ter à mão dispositivos sempre atualizados e com tecnologia de ponta, sem precisar investir altos valores ou mesmo se preocupar com a manutenção.
Mas é importante lembrar: essas vantagens só são alcançadas quando o negócio consegue encontrar um bom parceiro para o aluguel de smartphones e tablets ― e o segredo dessa escolha está em analisar alguns requisitos, como:
A Simpress é referência em expertise, atendimento e suporte no outsourcing de TI para empresas, promovendo uma verdadeira transformação digital na rotina operacional dos negócios através da locação de smartphones e tablets.
É que com a Simpress, gestores evitam a compra desnecessária de equipamentos, e conseguem destinar seus recursos de forma mais inteligente. Também contam com uma assistência completa, que prevê desde a cobertura para danos acidentais e até a reposição do dispositivo caso seja necessário realizar reparos.
Em relação aos aparelhos, possui uma gama diversificada: são tablets e smartphones que apresentam eficiência no consumo de bateria, câmera e excelente capacidade de processamento. Muitos desses equipamentos também têm Certificação IP, ou seja, são à prova d’água e possuem proteção contra poeira, além de Certificação Militar, apresentando assim grande qualidade, resistência e durabilidade.
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