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16 fevereiro, 2024

6 passos para escolher o fornecedor ideal no aluguel de smartphones e tablets

Vivemos a era dos dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela FGVcia, só no Brasil são mais de 2 dispositivos digitais por habitante. E não dá para negar: esses aparelhos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia!

A facilidade proporcionada pelos dispositivos móveis tem, de fato, impactado a nossa rotina e numa velocidade impressionante, tem transformado os nossos hábitos comportamentais e de consumo, além, é claro, de mudar a forma como muitas atividades corporativas podem ser realizadas, especialmente quando falamos em agilidade e eficiência.

Inclusive, não só as próprias empresas, mas os colaboradores também sentem esses benefícios. De acordo com dados de um estudo realizado pelo SENAI e divulgados pela TI Inside, as novas tecnologias digitais aumentam em cerca de 22% a produtividade dos funcionários conectados, fornecendo uma comunicação rápida, eficaz e acessível.

Mas a pergunta que fica é: como garantir que os colaboradores tenham os dispositivos mais adequados? Como gerir o parque tecnológico adequadamente? Como fazer com que tudo isso se adeque no orçamento empresarial?

São exatamente essas perguntas que vamos responder neste conteúdo!

Leasing, outsourcing e compra: conhecendo os modelos de negócios para a mobilidade corporativa

Como vimos, preparar as equipes com tablets e celulares de ponta é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e, para isso, gestores podem escolher entre três modelos de negócio: compra, leasing e outsourcing. Para identificar qual dessas opções é a mais vantajosa é preciso, primeiro, entender no que cada uma consiste.

Vamos repassar brevemente pelas principais características de cada opção:

CARACTERÍSTICA OUTSOURCING LEASING COMPRA
Modelo de negócio Proativo Passivo Passivo
Escalabilidade Permite começar com menos dispositivos e aumentar no decorrer do contrato Sem escalabilidade. Necessário realizar um novo contrato caso a empresa precise de mais equipamentos Sem escalabilidade. Necessário realizar uma nova compra caso a empresa precise de mais equipamentos
Manutenção Acompanha contrato de manutenção Não costuma acompanhar contrato de manutenção Não acompanha contrato de manutenção
Upgrade Upgrades tecnológicos para novas linhas de equipamentos, novos equipamentos ou equipamentos existentes Não possui upgrade Não possui upgrade
Aquisição Prestação de serviço ao longo do contrato, com disponibilização do hardware, e não aquisição do equipamento Aquisição do equipamento após o término das prestações Aquisição do equipamento no momento da compra
Gestão Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do provedor Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do cliente Manutenção, upgrades, substituições e gerenciamento ficam a cargo do cliente
Encerramento do contrato Prestador é responsável pela devolução e o contrato se encerra conforme o prazo acordado Cliente é responsável pela devolução e o contrato se encerra quando os itens chegam na instituição Não há contrato. O equipamento passa a ser da empresa no momento da compra
Pagamento Ocorre a partir da instalação do equipamento Ocorre a partir da assinatura do contrato Ocorre na aquisição do dispositivo
Cancelamento Flexibilidade para pagamento do saldo residual Necessário pagar 100% do saldo residual Geralmente não é possível para compras realizadas presencialmente. No caso das compras online, o comprador tem até 7 dias, a partir do recebimento do item, para cancelar a compra

Basicamente, o processo de compra é relativamente simples: a empresa escolhe o aparelho, entra em contato com o fornecedor e realiza o pagamento. Finalizada a transação, o dispositivo passa a ser propriedade da companhia que o adquiriu. A grande desvantagem, porém, é que a empresa também assume a manutenção, a responsabilidade pela atualização e eventuais problemas que o equipamento possa apresentar.

No leasing, as coisas funcionam de outra forma. É mais ou menos como um aluguel de smartphones e tablets, só que com possibilidade de compra no final do contrato. Funciona assim: a empresa paga um valor todos os meses e pode fazer uso do dispositivo durante o período de vigência do contrato. A propriedade do equipamento, porém, fica com o banco/financeira. Caso a empresa fique inadimplente nos pagamentos, o aparelho pode ser tomado. Nessa modalidade, os custos de manutenção, atualização e operação também ficam sob responsabilidade do próprio negócio que contratou o leasing.

Por último, temos o outsourcing. Como mostra a tabela, esse modelo de negócio supera todos os outros, afinal, o fornecedor cede os dispositivos móveis à empresa, mas também tem como grande diferencial o fato de que os custos de manutenção, atualização e operação são de responsabilidade do provedor dos equipamentos, deixando as equipes livres de dores de cabeça, além de que toda a gestão do parque passa a ser facilitada e o upgrade para novos equipamentos é bem mais simplificado.

Passo a passo para escolher o fornecedor ideal no aluguel de smartphones e tablets

Considerando as características de cada alternativa, o outsourcing tem sido visto como uma das opções mais vantajosas do mercado, justamente porque possibilita à empresa inovar seus processos sem realizar grandes investimentos. Outro benefício é a garantia de ter à mão dispositivos sempre atualizados e com tecnologia de ponta, sem precisar investir altos valores ou mesmo se preocupar com a manutenção.

Mas é importante lembrar: essas vantagens só são alcançadas quando o negócio consegue encontrar um bom parceiro para o aluguel de smartphones e tablets ― e o segredo dessa escolha está em analisar alguns requisitos, como:

  • Experiência comprovada: antes de tomar uma decisão, é essencial verificar se a empresa já teve sucesso em situações similares. Procure por parcerias reconhecidas, que tenham casos de sucesso e boas avaliações de clientes.
  • Rapidez no atendimento: procure saber também como será o suporte em caso de necessidade. Pergunte sobre o tempo de resposta, as formas de contato e outros detalhes que garantam que haverá apoio, se necessário.
  • Flexibilidade das soluções: cada negócio é único, então é importante escolher um fornecedor que ofereça soluções flexíveis e personalizadas, levando em consideração as necessidades específicas de cada realidade.
  • Custo e transparência financeira: analise cuidadosamente os custos envolvidos e certifique-se de que o fornecedor seja transparente quanto às taxas adicionais. 
  • Estrutura e equipe capacitadas: antes de fechar negócio, busque saber mais sobre a estrutura da empresa, os equipamentos disponíveis e a experiência da equipe técnica. 
  • Segurança: por fim, além das tecnologias e serviços oferecidos, a segurança é crucial. Então, veja se o parceiro é confiável e tenha certeza de que ele fornece camadas de proteção para os equipamentos locados, garantindo a proteção das informações da sua empresa.

Aluguel de smartphones e tablets é com a Simpress: tenha dispositivos configurados para atender diversas áreas de atuação

A Simpress é referência em expertise, atendimento e suporte no outsourcing de TI para empresas, promovendo uma verdadeira transformação digital na rotina operacional dos negócios através da locação de smartphones e tablets.

É que com a Simpress, gestores evitam a compra desnecessária de equipamentos, e conseguem destinar seus recursos de forma mais inteligente. Também contam com uma assistência completa, que prevê desde a cobertura para danos acidentais e até a reposição do dispositivo caso seja necessário realizar reparos.

Em relação aos aparelhos, possui uma gama diversificada: são tablets e smartphones que apresentam eficiência no consumo de bateria, câmera e excelente capacidade de processamento. Muitos desses equipamentos também têm Certificação IP, ou seja, são à prova d’água e possuem proteção contra poeira, além de Certificação Militar, apresentando assim grande qualidade, resistência e durabilidade.

Consulte nossa equipe e descubra como o outsourcing de TI pode alavancar a sua empresa no dos negócios!

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