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04 abril, 2023

Dispositivos móveis: entenda como eles otimizam o TI em empresas de saúde

A gestão ineficiente é um dos principais problemas para as empresas de saúde. Com ela, várias importantes etapas são deixadas de lado, como a melhoria da produtividade, redução de custos e humanização do atendimento aos pacientes.

No entanto, isso já está mudando através da tecnologia. De acordo com relatório Health Research Institute (HRI) da PwC, 73% dos executivos de provedores disseram que estão automatizando as tarefas administrativas dos médicos com dispositivos e ferramentas digitais para melhorar a experiência clínica.

Os dispositivos móveis no atendimento médico ajudam nestes e vários outros pontos do segmento da saúde pois permitem maior comodidade para a rotina dos médicos, pacientes e funcionários de clínicas e hospitais, facilitam o agendamento de consultas e a comunicação entre setores. Outros benefícios também podem ser aproveitados, como:

  • Otimizar acesso às informações no consultório médico, em qualquer lugar e hora;
  • Possibilidade de manter equipes constantemente conectados e atualizados;
  • Integrar as informações, fortalecendo a segurança do paciente;
  • Promover padronização de processos como triagem, coletas de exames, internação e até mesmo o administrativo.

Continue a leitura e entenda mais sobre os desafios da rotina de empresas de saúde e os benefícios dos smartphones e tablets em empresas de saúde.

Entenda os principais desafios do setor da saúde

Falta de recursos, acompanhamento das exigências das normas reguladoras e legislação, crescentes custos de insumos, envelhecimento da população e aumento da demanda são apenas alguns desafios enfrentados no atendimento médico.

Por isso, assim como adaptações dos protocolos de higiene, o acompanhamento tecnológico e a garantia de comunicação entre setores e pacientes também são necessários.

Imagine uma central de vacinas não ter comunicação rápida entre setores ou enfermeiros e médicos não saberem os estoques de medicamentos para garantir o atendimento de pacientes em UTI’s?

Mas o que isso significa para as empresas de saúde?

Significa que existem diversas soluções, como os oferecidos pela Simpress, que podem otimizar e qualificar o atendimento, como o outsourcing de equipamentos para saúde.

Entre elas tem o SimMobile, que dispõe de locação de smartphones e tablets que podem ser usados, por exemplo, para melhorar a experiência digital do paciente.

Na recepção podem ser instalados totens de autoatendimento para agilizar a triagem das consultas ou fazer agendamento de retorno.

Outra facilidade é o fornecimento de dispositivos móveis para equipes médicas e enfermagem, agilizando a mobilidade e assertividade nas comunicações. Assim, garante fácil acesso aos sistemas na palma da mão, consulta de informações de pacientes e ainda promove a redução no consumo de insumos como impressão em papel.

Quais as vantagens do outsourcing de equipamentos para empresas de saúde?

O outsourcing é o processo de contratação terceirizada que faz uso estratégico de recursos externos para as atividades que são o foco principal da empresa. No caso da Simpress, oferecemos o outsourcing de equipamentos, o que significa que a empresa se concentra em suas atividades principais e, por consequência, tenha seus custos de mão de obra e de instalações diminuídos. Enquanto isso, nós cuidamos de toda gestão, manutenção e atualização do seu parque instalado.

Confira as principais vantagens da locação de equipamentos de TI para as empresas de saúde:

1. Melhora na qualidade de atendimento

Automatize o fluxo de entrada dos pacientes, coletando e validando informações pessoais e de convênio.

O aluguel de tablets e smartphone permite melhorar consideravelmente a qualidade de atendimento com soluções inovadoras. Além disso, garante mais agilidade na triagem e acompanhamento do paciente.

2. Aumento da produtividade

Ao passar as demandas para o processo de outsourcing de equipamentos, as empresas podem fazer suas atividades de forma mais rápida e profissional.

O uso de tecnologias proporciona mais eficiência e agilidade nos processos e, também, garante a gestão e análise de dados obtidos para indicar os melhores tipos de otimização para o seu negócio.

Neste quesito, o MDM torna-se essencial para gestão de todos os equipamentos móveis de uma empresa de saúde. Através do Mobile Device Management é possível reforçar a segurança das informações e sistemas, gerir os dispositivos, acompanhar a localização e aplicar as políticas de uso adequadas ao setor.

3. Redução de riscos

Garanta mais segurança e precisão na administração de medicamentos, reduzindo os riscos de incidentes.

O aluguel de smartphones e tablets pode ajudar a otimizar as informações reduzindo os riscos de demora na localização de informações, tornando todo o processo mais ágil e flexível.

4. Redução de despesas

Esse modelo de contratação também pode reduzir os custos das empresas de saúde. Isso porque reduz a necessidade de contratar funcionários ou freelancers em tempo integral para manutenção, assim como dispensa a necessidade de compra dos equipamentos.

Além disso, o outsourcing na saúde permite que a empresa não tenha trabalho com o investimento e estrutura de novas tecnologias.

5. Centralização de informações

Este processo também permite às empresas de saúde terem suas informações mais relevantes sobre os casos e pacientes centralizada em um único serviço, o meio digital, para que a comunicação entre clínica e a empresa seja eficiente.

O outsourcing oferece maior eficiência e otimização no envio de informações ao SAME (Serviço de Arquivamento Médico e Estatística) e demais sistemas necessários para o segmento.

Como implementar a locação de dispositivos móveis para empresas de saúde?

Recepção e triagem

A primeira comunicação do paciente com o ambiente de saúde é a recepção e triagem, e ela pode ser toda automatizada com a ajuda do outsourcing de tablets e totens de autoatendimento.

Um bom exemplo é o uso dos totens para coleta de pesquisa de satisfação, possibilidade de marcar consulta e ainda confirmar seu check-in.

Esse processo melhora a experiência digital do paciente, promove a redução de espera na recepção de consultórios e hospitais e ainda carrega soluções para gestão MDM de diversas atividades na recepção.

Atendimento e exames

É possível que o atendimento para as consultas e exames também sejam otimizados e agilizados por meio de dispositivos móveis.

Com os tablets e smartphones, o preenchimento de dados e informações tornam-se mais rápidas. Além disso, os equipamentos possibilitam monitoramento do tratamento a longo prazo e de reações adversas, aferimento de temperatura e outros sintomas que podem ocorrer.

Internação

Em casos de internação, o fornecimento de tablets e smartphones para equipar o corpo médico e enfermeiras é fundamental para facilitar a mobilidade da equipe e promover maior assertividade, por exemplo, em prontuários na passagem de plantões.

Os dispositivos móveis levam maior integração aos principais sistemas, rápido acesso e consulta às informações dos pacientes, além de redução da quantidade de papel e insumos para impressão.

Uma importante usabilidade e que foi muito usada na pandemia em UTIs, com a implantação do serviço de leito humanizado, é fornecer os dispositivos para que os pacientes pudessem se comunicar com amigos e familiares.

Backoffice

Além disso, os dispositivos também podem ser usados pela equipe administrativa. Para o time de Recursos Humanos, por exemplo, é possível acompanhar a jornada de trabalho de cada colaborador, definindo regras totalmente personalizadas.

Por meio dos sistemas de MDM, a empresa de saúde poderá validar data e hora dos turnos, localização via GPS, bloqueio de recursos e muito mais.

Os smartphones e tablets também garantem segurança e gestão, com soluções modernas para garantir a proteção dos dados.

Outsourcing de smartphones e tablets para a saúde

Alugar tablets, smartphones, totens e outros dispositivos tem se mostrado como uma opção mais interessante e lucrativo para as empresas de saúde. O aluguel de equipamentos de TI é a possibilidade de sempre ter a última tecnologia a seu alcance.

Além da locação de apenas o equipamento, é possível fazer o outsourcing onde você também tem o suporte para uso e a gestão desse produto feita por uma empresa que entende do assunto.

Converse com nossos especialistas para contar com uma infraestrutura completa, de forma estratégica e sustentável, enquanto nós assumimos a gestão dos equipamentos para que você possa focar no seu negócio.

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