| , , ,
21 fevereiro, 2024

MDM: 5 motivos para implementar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis na sua empresa

Os dispositivos móveis já são uma realidade no ambiente corporativo – e isso não somente dentro das grandes companhias, como também nos pequenos negócios. É o que aponta um levantamento recente realizado pelo Sebrae com mais de 6 mil empreendedores: de acordo com o estudo, entre os anos de 2018 e 2022, o Brasil registrou um aumento de 17 pontos percentuais na adesão a esses aparelhos.

Eficientes ferramentas de otimização, os smartphones e tablets ajudam a simplificar as operações no dia a dia das empresas, garantindo assim uma execução de tarefas mais rápida, descomplicada e precisa. Porém, sem uma gestão adequada, podem ter a sua finalidade corrompida, e ainda sofrer as consequências da falta de controle, e os riscos de uma invasão cibernética.

Mas por outro lado, há saídas que evitam esse cenário, como a adoção de uma estratégia conhecida como MDM, que permite à empresa gerenciar toda a base de dispositivos de forma remota e inteligente.

MDM: como funciona essa solução de gerenciamento de dispositivos móveis?

O Mobile Device Management – ou gerenciamento de dispositivos móveis, em português – é uma metodologia – que pode vir acompanhada de ferramentas específicas para tal – aplicada para fornecer aos colaboradores todos os aplicativos necessários para realizarem o seu trabalho, mantendo os dados corporativos seguros e as permissões de acesso focadas apenas nas ferramentas de interesse.

Para entender como isso funciona, imagine a seguinte situação: suponha que você tenha em sua empresa um tablet corporativo e um celular, e não queira que esses aparelhos sejam usados para outros fins, apenas para assuntos corporativos. Com uma estratégia de MDM implementada e um software especializado no gerenciamento, é possível restringir imediatamente qualquer tipo de acesso que fuja do planejado.

Mais do que isso, com os recursos certos em mãos, qualquer gestor ainda pode monitorar atividades antes de iniciar os bloqueios. Assim, é possível analisar a maneira como os aparelhos estão sendo utilizados, para só depois aplicar as regras de restrição.

imagem de homem utilizando celular em frente a computador representando o MDM

5 motivos para implementar uma solução de MDM no seu negócio

O gerenciamento de dispositivos móveis contempla uma série de benefícios, que vão desde a segurança no acesso e compartilhamento de dados, até a redução de custos e maior retorno financeiro.

Basicamente, é uma alternativa que permite que toda e qualquer empresa opere conforme o esperado e garante que os devices estão sendo utilizados para os objetivos do negócio. Entenda melhor porque investir no assunto é tão importante:

1 | Controle do uso dos dispositivos por parte dos colaboradores

Como vimos, controlar o uso dos dispositivos é uma enorme vantagem. Afinal, ao implementar restrições, a empresa evita que o tablet ou o smartphone tenha o seu propósito corrompido. Pesquisas mostram que o uso excessivo dos dispositivos móveis no trabalho pode comprometer o desempenho dos colaboradores, afetar sua produtividade, deixá-los desatentos e fazê-los confundir demandas, resultando em uma experiência ruim ou insatisfatória com os clientes. No entanto, com o MDM, os equipamentos ficam menos expostos, e a produtividade da equipe não é mais comprometida.

2 | Segurança de informações trafegadas

Ao implementar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis, celulares corporativos e tablets ficam também mais seguros. E isso porque aparelhos não gerenciados apresentam maior risco de invasão cibernética. Vamos explicar: enquanto computadores e notebooks têm proteção contra malware pré-instalada, tablets corporativos e celulares não, ficando assim mais vulneráveis a ataques e invasões. Implementar o MDM é investir na segurança de informações. Por meio de pastas criptografadas, empresas que apostam nessa solução garantem a proteção de seus dados, evitando que informações confidenciais vazem para terceiros.

3 | Garantia de backup de dados

Outra coisa que faz o gerenciamento de dispositivos móveis ser uma grande estratégia na sua gestão de TI é a garantia do backup de dados. Afinal, com uma ferramenta de MDM é possível realizar o backup automático de todos os dispositivos. Assim, mesmo que um device desapareça ou pare de funcionar, não será necessário lidar com a perda de dados. A plataforma MDM consegue, de forma inteligente, impedir que essas informações sejam acessadas por um terceiro, localizando o aparelho, bloqueando-o, e em seguida, executando uma limpeza. Desse modo, as operações comerciais não precisam ser interrompidas.

4 | Monitoramento das atualizações necessárias em cada aparelho

O MDM também permite realizar atualizações em todos os dispositivos móveis de uma só vez. Isso significa que, com um único toque, é possível instalar automaticamente todas as atualizações mais recentes. Essa vantagem representa uma maior economia de tempo, possibilitando aos gestores olhar para outras áreas e problemas da empresa.

5 | Gestão de custos facilitada

Por último, ter o controle dos aparelhos na palma da mão significa uma redução de custos. E isso porque o gestor passa a ter acesso à real demanda de consumo de dados. Ciente dessa necessidade, ele pode contratar um plano que atenda melhor o consumo de sua empresa, e assim economizar. Vale ressaltar que um software de gerenciamento de dispositivos móveis também mantém os colaboradores focados, e livres de qualquer distração. Isso melhora a produtividade, e consequentemente, traz maiores retornos à companhia.

Como se não bastassem todas essas razões, investir em MDM é tendência. É que mesmo depois da pandemia do coronavírus, muitas empresas continuam a apostar nos modelos home office e híbrido. Esse segundo formato, por exemplo, encontra-se em crescimento. De acordo com uma projeção realizada pela revista Forbes para o ano de 2024, a expectativa é que o modelo híbrido aumente para 81%.

E nesses casos em que o colaborador precisa trabalhar alguns dias da semana de forma remota, o MDM não é só uma escolha inteligente, mas uma necessidade. É a garantia de eficiência e produtividade, já que permite bloquear chamadas e restringir acessos, obrigando o profissional a respeitar o horário de trabalho.

Em suma, com uma estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis bem planejada, as empresas conseguem ter uma visão 360º de tudo que está sendo acessado, como configurar e enviar políticas de uso, instalar e controlar qualquer aplicativo, promover atualizações automáticas necessárias, garantir a segurança total de seus dados confidenciais e alcançar uma redução de custos.

Comentário (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções

Segmentos

Desafios

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos

Últimos conteúdos publicados

Simpress An HP Company
Fique por dentro das nossas novidades!

© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.