Saiba como garantir a segurança de dados nas impressoras e multifuncionais da sua empresa
É indiscutível que a tecnologia traz uma série de benefícios e vantagens às empresas. No entanto, à medida que os avanços acontecem, podemos perceber também muitas consequências negativas resultantes desse progresso.
Ataques cibernéticos, acessos não-autorizados e até mesmo o comprometimento e o vazamento de informações confidenciais ocorrem todos os dias, e de muitas formas no ambiente corporativo, inclusive por estratégias cada vez mais específicas.
Garantir a segurança de dados nas empresas, especialmente em equipamentos pouco convencionais, torna-se então essencial nos tempos em que vivemos. Alertar-se para o risco de invasões é fundamental não só para a preservação da organização, como para a proteção de suas atividades.
No artigo de hoje, entenda mais sobre segurança de dados e como aumentar a proteção no seu ambiente de trabalho de forma eficaz.
Você pode não acreditar, mas as impressoras representam um risco enorme para as empresas quando não estão devidamente protegidas, ou quando não há um controle adequado em relação ao seu uso.
Isso se deve ao fato desses equipamentos serem comprovadamente fáceis de serem hackeados ou invadidos, por terem acesso direto a possíveis pontos de entrada como bluetooth e internet via Wi-Fi, por exemplo. Pensar na segurança de dados desses dispositivos é, portanto, crucial para garantir a proteção de informações e assegurar as operações empresariais.
De acordo com dados levantados por um estudo da Quocria Print, cerca de 61% das organizações relataram sofrer ao menos uma perda de dados após realizarem impressões nos últimos 12 meses. Enquanto, em apenas 48%, o setor público registrou o menor volume de violação de dados, o que levanta uma reflexão considerável às companhias sobre buscarem uma solução que anulem esse cenário de maneira completa.
Deste modo, pensar em segurança de dados em impressoras e multifuncionais é reunir iniciativas para defender essas máquinas contra ataques e acessos não-autorizados. Ao cobrir possíveis brechas no sistema, ou implementar um controle assertivo para o uso comunitário e seguro, fica mais fácil manter o equipamento protegido e menos exposto a complicações indesejáveis.
Você deve estar se perguntando agora: como aumentar a segurança de dados de impressoras e multifuncionais? Pensando nisso, reunimos a seguir 3 estratégias eficazes que você pode adotar na sua empresa. Veja o que fazer para um ambiente mais seguro.
Uma prática simples e eficiente para aumentar a segurança de dados de impressoras e multifuncionais é adotar o uso de senhas individuais para cada departamento ou colaborador.
E cada uma dessas senhas deve ser elaborada com bastante critério – o ideal é que você realize uma mescla de caracteres maiúsculos, minúsculos, numéricos e especiais, para torná-las mais fortes.
É importante sempre estar atento aos funcionários transferidos ou desligados da empresa. O login desses colaboradores precisa ser excluído no momento do desligamento para evitar o risco de vazamento de senhas.
Outra tática para aumentar a segurança de dados é implementar métodos que impeçam acessos indevidos, ou seja, aqueles que não fazem parte da rotina da empresa, ou que não estão previamente autorizados.
Para tanto, faça uso das tecnologias de monitoramento e dos identificadores de comportamentos suspeitos. Se a sua empresa utiliza o sistema operacional Windows, as configurações de gerenciamento do próprio sistema podem te ajudar.
A terceira tática, que sempre traz bons resultados: quando for providenciar impressoras para a sua empresa ou setor, invista em fontes alternativas, como o outsourcing de impressoras. Ao alugar esses equipamentos ao invés de comprá-los, você obtém, além das máquinas, todo o suporte e a assistência para operá-las com segurança.
Além disso, o outsourcing geralmente contempla soluções customizáveis que garantem ainda mais a proteção das impressoras, como políticas de rastreabilidade e identificação do usuário, gravação de informações, confirmação física com digital ou crachá após o envio do arquivo para a impressão, e relatórios de utilização, especificando onde, quando, por quem e quantas impressões foram feitas.
Com todas essas boas práticas, a sua empresa certamente ficará menos exposta a ataques e invasões, e suas operações já não serão mais comprometidas; afinal, zelar pela segurança de dados é mais do que apenas proteger informações valiosas e dados sigilosos, é garantir o bom funcionamento da empresa e a estabilidade das suas atividades.
Oferecendo uma rotina operacional mais estratégica e sustentável para as empresas, a Simpress vem atendendo as principais necessidades corporativas com o modelo de outsourcing desde 2001.
Com nossas soluções únicas, buscamos disponibilizar equipamentos de TI para garantir a segurança de dados do seu negócio, bem como um dia a dia profissional mais ágil e produtivo, além do acesso de relatórios completos a gerentes e gestores.
Afinal, além de não precisar fazer grandes investimentos iniciais com a aquisição de equipamentos, com o outsourcing de impressoras e multifuncionais da Simpress sua equipe não precisa mais se preocupar sozinha com questões como controle e proteção de dados, pois garantimos todo o suporte para que seu time possa operar com máxima eficiência, focando no que mais importa.
Quer saber mais sobre segurança de dados de impressoras e multifuncionais e conhecer melhor o outsourcing da Simpress? Entre em contato com um de nossos especialistas. Estamos prontos para atender você!
© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.
Deixe um comentário