| ,
21 novembro, 2023

Segurança de dados na terceirização de TI: como as informações são protegidas nesse modelo de negócio?

Descubra como a terceirização de TI pode ajudar a sua empresa a elevar os padrões de segurança de dados implementada nos seus dispositivos

A segurança de dados é um assunto de grande relevância para as empresas da atualidade. Afinal, as organizações lidam com uma quantidade gigantesca de informações sensíveis diariamente e, ao mesmo tempo, as ameaças virtuais crescem rapidamente e colocam em xeque a proteção de dados.

Segundo o relatório “Global DDoS Threat Intelligence”, divulgado pelo Globo, o Brasil é  o local com o maior número de ataques cibernéticos da América Latina, atingindo só no segundo semestre de 2022 a marca de 40% das invasões digitais na América Latina.

Além disso, o levantamento também demonstrou que nosso país apresenta o maior índice de crescimento de ciberataques quando comparado ao resto do mundo, registrando um aumento de 19% na quantidade de ataques virtuais, enquanto a alta global foi de 13%.

Esses números só evidenciam o quanto as ameaças cibernéticas são uma realidade, exigindo que as empresas busquem estratégias que ajudem a manter a segurança de dados. Mas você pode estar se perguntando: como eu protejo meu negócio de todos esses riscos? Nesse sentido, uma das alternativas eficazes é optar pela locação de equipamentos de TI.

Segurança de dados na terceirização de TI: como as informações são protegidas nesse modelo de negócio?

O outsourcing de TI, como também pode ser chamado, é uma excelente maneira de elevar a segurança de dados em sua empresa porque proporciona alguns serviços que aumentam a proteção das informações.

Normalmente, parceiros especializados no assunto vão garantir que os dispositivos fornecidos para sua equipe tenham: 

  • Atualizações de software: os programas recebem atualizações regulares e de forma automática. Assim, é possível garantir que os equipamentos estejam sempre protegidos contra quaisquer novas vulnerabilidades detectadas recentemente;
  • Antivírus e malware: a instalação desse tipo de aplicação é fundamental para que a organização não seja vítima de um ataque cibernético. Com o auxílio desses aplicativos, itens maliciosos são identificados antes de causarem danos e extraírem informações;
  • Gerenciamento de acesso: no outsourcing de equipamentos de TI, geralmente, são ofertados meios de controle de usuários. Nesse sentido, o objetivo é garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao dispositivo e aos dados armazenados internamente;
  • Criptografia de dados: essa medida de segurança transforma as informações para que se tornem incompreensíveis quando acessadas de modo indevido. Isso impede o vazamento de dados mesmo que o equipamento seja perdido ou roubado.

Vale lembrar ainda que, muitas vezes, as falhas na segurança de dados ocorrem por causa de alguma ação inadequada que o colaborador executa ao utilizar o dispositivo, como por exemplo, tentar abrir um anexo de um e-mail desconhecido – e isso pode acontecer mesmo que a sua empresa forneça treinamento orientando sobre as boas práticas de uso.

Para evitar esse cenário, é fundamental se antecipar a possíveis problemas criando camadas extras de proteção que assegurem a privacidade das informações, inclusive em situações de falhas humanas ou outros contratempos.

Nesse sentido, a locação de equipamentos mais uma vez se mostra como uma alternativa eficaz, garantindo que todos os notebooks e desktops da organização estejam sempre preparados para lidar contra qualquer ameaça à segurança de dados.

5 pontos de atenção para garantir a segurança de dados na terceirização de TI

A essa altura você já compreendeu que a terceirização de TI é uma solução estratégica para a manutenção da segurança de dados empresariais. Entretanto, o sucesso do outsourcing no que diz respeito à proteção digital depende totalmente da escolha do parceiro ideal.

Um dos principais pontos nesse caso é entender  o potencial dos hardwares disponibilizados, já que equipamentos de ponta permitem que o seu negócio aproveite os recursos de proteção mais modernos. 

No entanto, embora esse seja um elemento crucial, a análise não deve parar por aí. Existem outros 4 pontos que também merecem atenção:

1- Backups regulares

Ao escolher um parceiro de terceirização de TI, é importante assegurar que a empresa disponibilize backups regulares. Afinal, essa prática permite que você possa recuperar os dados sem dificuldades em caso de qualquer adversidade e dar continuidade normalmente às atividades do negócio. 

Sendo assim, sempre avalie a frequência com que os backups serão efetuados e a maneira como isso vai ocorrer. Por exemplo, se é automático ou não, o local onde os arquivos serão armazenados, o tempo de resposta para recuperação, e assim por diante. 

2- Avaliação das camadas de segurança que o parceiro oferece

As camadas de segurança são as medidas de proteção ofertadas no contrato de locação de equipamentos, como: 

  • Criptografia; 
  • Autenticação de dois fatores; 
  • Antivírus e malware;
  • Entre outras.

O ideal é optar por uma abordagem multi-camada, criando vários obstáculos que tornam mais difícil para pessoas não autorizadas acessarem indevidamente às informações, uma vez que será preciso ultrapassar cada uma das barreiras. 

3- Reputação do fornecedor no mercado

Outro ponto de atenção é avaliar a experiência de empresas que já utilizam os serviços do locador que você está pensando em contratar.

Para isso, você pode conferir depoimentos que relatam a opinião de clientes sobre o fornecedor de outsourcing. Também é possível ler cases que demonstram os resultados de parceiras mais antigas. Além disso, é interessante consultar sites específicos de análise de satisfação, como o Reclame Aqui. 

4- Conformidade do parceiro com as leis abrangentes de segurança 

Por último, certifique que o parceiro esteja em conformidade com as leis, com o intuito de evitar quaisquer riscos legais que poderiam trazer prejuízo para o seu negócio.

Só para exemplificar, é fundamental ter certeza de que o locador segue os princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Assim, você terá certeza de que as informações pessoais dos colaboradores, fornecedores e clientes estarão seguras. 

Quando uma empresa aplica a LGPD para si, ainda é mais provável que forneça medidas de proteção de dados eficazes para outras companhias, já que conhece na prática o que está envolvido nesse processo. 

5. Sanitização de dados

A sanitização de dados refere-se ao processo de limpar, purificar ou desinfetar dados, removendo qualquer informação sensível, pessoal ou confidencial que possa comprometer a privacidade ou a segurança. Esse processo é crucial para garantir que os dados sejam manuseados de maneira segura e que informações sensíveis não sejam expostas indevidamente.

A sanitização de dados é fundamental em ambientes nos quais a privacidade e a conformidade com regulamentações de proteção de dados são prioridades, como organizações, empresas e setores governamentais. Ela ajuda a prevenir o vazamento de informações confidenciais e a proteger a integridade dos dados ao longo do ciclo de vida dos dispositivos.

Simpress: outsourcing de equipamentos com os mais avançados recursos para proteger sua empresa de qualquer tipo de invasão

Há mais de 20 anos, a Simpress tem se dedicado a simplificar a vida de seus clientes, proporcionando soluções que tornam a rotina empresarial mais estratégica e sustentável. 

Como líder de mercado, nossa missão é oferecer serviços completos para empresas que buscam aproveitar ao máximo os benefícios da locação de equipamentos com total segurança, abrangendo desde a escolha dos dispositivos ideais até a configuração, suporte técnico e manutenção contínua.

Todas as nossas soluções contam com uma ampla variedade de serviços que ajudam a aumentar a segurança de dados em seu negócio, como: 

  • DRM (Device Remote Management): serviço de monitoramento de dispositivos por meio da nuvem, ou seja, à distância. Assim, mesmo empresas em home office conseguem manter a segurança de dados;
  • Central de Monitoramento: apoio a sua equipe de TI na gestão de notebooks e desktops, evitando brechas que poderiam deixar os equipamentos vulneráveis a ataques cibernéticos.
  • E muito mais!

Que tal aproveitar esses benefícios na prática e garantir a segurança de dados em sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Simpress!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções

Segmentos

Desafios

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos

Últimos conteúdos publicados

Simpress An HP Company
Fique por dentro das nossas novidades!

© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.