27 março, 2024

7 táticas para implementar a transformação digital em empresas de médio porte

Foi o tempo em que a transformação digital era só uma tendência para a sociedade e para as organizações. Após a pandemia de COVID 19, a tecnologia fez avanços surpreendentes, tornando-se indispensável não só nas relações pessoais quanto corporativas.

Hoje, o que era apenas uma estratégia inteligente para crescer e se destacar frente à concorrência, transformou-se em uma necessidade vital para acompanhar os avanços e as demandas incertas do mercado, afinal, quem não se atualiza, não se estabiliza, não é mesmo?

Além disso, as pesquisas também estão aí para confirmar essa realidade. No estudo Transformação Digital para MPMEs, realizado pela Microsoft, 98% das companhias reconhecem o impacto positivo da tecnologia em seus negócios. O dado só reforça que os benefícios da tecnologia são muitos, e que para uma empresa sobreviver e se manter competitiva, é necessário ter a inovação como um de seus pilares.

Por isso, muitas companhias vivem hoje aquilo que chamamos de fase de implementação, que é quando os antigos processos corporativos são transformados em operações digitais otimizadas. Cerca de 92% dos entrevistados do estudo da Microsoft ainda disseram que se encontram justamente nesta etapa ― e é sobre ela que falaremos hoje.

7 táticas para otimizar a implementação da tecnologia em empresas de médio porte

Sabemos que a transformação digital  não pode e nem deve ser colocada em uma caixinha. Cada empresa deve trilhar o próprio trajeto, descobrindo, ao longo do processo, aquilo que faz mais sentido para os seus negócios.

Mas fato é que esse caminho pode vir acompanhado de muitos desafios. Até porque implementar o conceito exige comprometimento por parte dos gestores, reestruturação de estratégia e uma mudança profunda na cultura da organização, o que torna o trajeto para a transformação digital um caminho de tentativas, erros e acertos.

Contudo, algumas táticas podem facilitar esse processo, tornando-o mais simplificado e assertivo. Veja abaixo 7 estratégias para trilhar uma jornada para a transformação digital mais segura e produtiva.

1. Conheça os pilares da transformação digital

É preciso entender que a transformação digital baseia-se em 5 pilares: pessoas, cultura, tecnologia, cliente e visão. Entender a fundo a importância de cada um deles é o primeiro passo para iniciar uma jornada mais assertiva, com resultados realmente promissores.

2. Avalie o momento atual da empresa, mapeando o que deve ser transformado

Depois, é necessário dedicar algum tempo ao mapeamento de todos os processos que precisam ser atualizados. E isso não deve ser baseado apenas em bons insights, mas em análises. Portanto, lembre-se de fundamentar suas decisões apoiado-se em dados.

 “Os dados são o novo petróleo”, então use-os a seu favor, transformando tudo o que você descobrir sobre a sua empresa e a audiência em combustível para alimentar a estratégia.

3. Comece a transformação digital aos poucos

Tenha em mente de que não é necessário realizar mudanças tremamente significativas logo de início: na maioria das vezes, uma simples digitalização dos documentos, ou o outsourcing de TI para facilitar as atividades diárias já terão um impacto enorme nos seus negócios.

4. Desenvolva uma estratégia delimitando metas e objetivos alcançáveis

Ainda sobre a ideia de começar pelo simples, saiba escolher também metas e objetivos alcançáveis, ou seja, que a sua empresa e seu time sejam capazes de atingir. Trace um plano bem estruturado, com propósitos escaláveis, datas e planejamento.

5. Reposicione o time de TI e demais equipes de modo geral

Para implementar a transformação digital, considere reposicionar os times. Encoraje as equipes, ofereça a elas um bom treinamento e invista constantemente em sua capacitação.

6. Eleve os níveis de automação disponibilizando novas tecnologias às equipes

Com o time bem treinado, disponibilize essas novas tecnologias e invista na automação. Você verá que os dispositivos certos e os processos mais automatizados trarão mais facilidade às tarefas do dia a dia, além de uma comunicação mais rápida e integrada entre setores, e uma diminuição do tempo e dos custos operacionais.

7. Mantenha-se atento às inovações do mercado

Saiba que a transformação digital é um processo vivo, o que significa que todos os dias seremos expostos a novas soluções tecnológicas. Estar atento às tendências digitais é, portanto, obrigatório para manter-se sempre atualizado e à frente das expectativas do seu público.

Como garantir a disponibilidade de equipamentos tecnológicos atualizados para ter efetividade na transformação digital?

E por falar em estar sempre atualizado, é importante reforçar: as empresas que decidem trilhar por esse caminho precisam estar conscientes de que atualizações constantes serão necessárias.

Você deve estar se perguntando agora como assegurar a disponibilidade de tecnologia atualizada, se os equipamentos se tornam rapidamente obsoletos? A resposta pode estar no outsourcing de equipamentos de TI.

É que ao terceirizar os equipamentos  de TI ao invés de comprá-los, a empresa não precisa mais se preocupar com a atualização tecnológica: são os provedores de outsourcing de TI que mantém os dispositivos e as tecnologias sempre renovados. Um ponto importante é que o acesso a essas inovações se dá de forma descomplicada, sem a necessidade de pagar nada mais por isso.

 

Quem opta pelo outsourcing de TI também conta com suporte digital, plano de backup, equipe técnica própria, entre outras vantagens. Para as empresas que estão iniciando sua jornada de transformação digital, o outsourcing de TI é ainda uma alternativa mais econômica, que dispensa grandes investimentos iniciais. Isso significa que o valor que você usaria de uma vez para comprar todos os dispositivos e recursos de que precisa é disperso em parcelas mais baixas e manejáveis, permitindo que você tenha um controle maior de seus investimentos.

Com o outsourcing de TI, as equipes passam a ter tudo o que precisam para iniciar o processo de transformação digital de forma otimizada. Também se tornam livres para operar e ajudar a companhia a prosperar e crescer.

Achou o conteúdo interessante? Então assine nossa newsletter e receba mais artigos sobre transformação digital e outros assuntos relevantes diretamente no seu email. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções

Segmentos

Desafios

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos

Últimos conteúdos publicados

Simpress An HP Company
Fique por dentro das nossas novidades!

© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.