Com a aceleração da transformação digital nos últimos anos, o modelo de Hardware as a Service (HaaS) tem ganhado destaque como uma solução eficiente para aprimorar a infraestrutura de TI nas empresas. Oferecendo mais do que apenas equipamentos, o HaaS traz soluções completas que visam simplificar, agilizar e otimizar processos, permitindo que os profissionais de Tecnologia da Informação se concentrem em tarefas estratégicas e não apenas na manutenção de dispositivos.
No entanto, para que todos esses benefícios sejam devidamente explorados, é essencial que os gestores e equipes de TI compreendam profundamente o conceito. Isso porque, apenas com um conhecimento detalhado sobre suas propriedades é possível maximizar o potencial dessa abordagem e, assim, garantir que as soluções entregues sejam realmente eficazes.
Essa compreensão também permite uma melhor tomada de decisão na escolha dos equipamentos, serviços e parceiros provedores, assegurando que tudo esteja alinhado com as demandas corporativas.
Mas se o assunto é novo para você, não se preocupe. Continue acompanhando a leitura para entender todas as possibilidades que o HaaS oferece para o seu negócio.
Também conhecido como HaaS, esse é um modelo de negócio baseado na terceirização: ou seja, as empresas deixam de comprar os equipamentos para terceirizá-los de outros fornecedores, com instalação, configuração, manutenção e suporte técnico incluídos no mesmo contrato.
No modelo Hardware as a Service, os pagamentos também não são realizados de uma única vez, mas sim em mensalidades fixas, que eliminam taxas e outras cobranças por trocas e reparos. Desse modo, caso a empresa fornecedora precise realizar a substituição ou manutenção de qualquer equipamento, nenhum valor é cobrado, pois esse serviço já está incluso.
O HaaS ainda dá aos times de TI a comodidade de não precisar se preocupar com detalhes técnicos, nem de ter que remanejar a própria equipe para cuidar de atualizações de software e hardware. Logo, as equipes internas podem finalmente focar no core business e trabalhar em melhorias de outros aspectos da empresa, deixando essas e outras questões técnicas a cargo do fornecedor dos equipamentos.
Agora que compreendemos os principais conceitosdesse modelo de negócio, vamos nos aprofundar nos benefícios do Hardware as a Service para as empresas.
Foco nas áreas que precisam, comodidade para as equipes, contratos flexíveis, parcelas manejáveis. Esse modelo de negócio agrega uma série de vantagens às empresas, coo:
Adotando o HaaS, as empresas têm muito mais facilidade para acompanhar os avanços, escalar e aumentar o seu parque tecnológico. É que diferentemente da compra, que diante da necessidade de novas aquisições, exige novos investimentos, negócios fundamentados no conceito Hardware as a Service preveem contratos mais flexíveis. Assim, as companhias têm a oportunidade de ampliar seus recursos sempre que necessário, sem burocracias complexas ou grandes investimentos.
Outra vantagem do Hardware as a Service é a comodidade: atualizações de software e hardware, implementação, reparos e substituições ficam sempre a cargo da empresa fornecedora. Isso favorece o core business, uma vez que com o HaaS, é possível liberar os times internos de TI para focar nas tarefas que mais precisam e trabalhar em melhorias de outros aspectos da empresa.
Apostar no HaaS também é obter infraestrutura muito mais atualizada e produtiva, já que seus contratos flexíveis não só permitem a ampliação de recursos, favorecendo a escalada, como garantem os equipamentos mais modernos e avançados do mercado.
Ao contar com o suporte de uma empresa terceirizada que tenha o HaaS em seu DNA, a segurança também é elevada. O Hardware as a Service oferece soluções para manter os recursos atualizados e todas as portas devidamente protegidas, garantindo assim a segurança das informações e dos dados sensíveis.
Investir na compra de hardwares e equipamentos pode ter um custo alto. No entanto, com o HaaS, toda a complexidade que envolve esse processo de aquisição é substituída pela facilidade da terceirização. Assim, ao invés de desembolsar enormes quantias na compra de novas tecnologias, a empresa investe em uma assinatura Hardware as a Service para garantir o equipamento, bem como sua implementação, suporte técnico e manutenções incluídas no mesmo contrato.
A cultura Hardware as a Service contribui para um setor de TI mais produtivo e otimizado, favorece a jornada de transformação digital e aprimora o dia a dia das empresas, promovendo escalabilidade, foco, parque sempre atualizado, segurança e custos reduzidos.
Na hora de implementar o Hardware as a Service, é fundamental contar com empresas que já tenham esse conceito em seu DNA, e que possam oferecer uma infraestrutura moderna e um suporte adequado para quando as demandas e os problemas surgirem.
Afinal, só é possível obter os benefícios do HaaS com o apoio de um fornecedor experiente, que garanta equipamentos e assistência de qualidade, além do cumprimento de todas as especificações previstas em Lei.
Não basta simplesmente ser uma empresa de outsourcing. É preciso que o parceiro de TI já tenha a cultura Hardware as a Service muito bem implementada em sua forma de atuar. Só assim, ele poderá te ajudar a impulsionar seu negócio com segurança, eficiência e tecnologia de ponta.
Para saber mais sobre a cultura HaaS e outras tendências do TI corporativo, assine a newsletter da Simpress e obtenha conteúdos interessantes como esse diretamente no seu email.
© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.
Deixe um comentário