Nos últimos anos, o conceito de Virtual Workplace tem ganhado destaque no mundo corporativo parte disso, se deve aos novos formatos de trabalho trazidos pela pandemia e pela rápida evolução dos recursos tecnológicos.
Uma pesquisa recente do Gartner, por exemplo, apontou que para 66% dos entrevistados, “melhores resultados de negócios seriam alcançados se a TI fornecesse aplicativos e dispositivos universalmente aceitos e suportados para realizar o trabalho”. Um outro levantamento, intitulado Tendências e Perspectivas do Trabalho, realizado pela WeWork, constata que 95% dos colaboradores acreditam que a flexibilidade é um fator decisivo na hora de aceitar um emprego, e que 78% trocariam de empresa devido a questões envolvendo o modelo de trabalho.
Todos esses dados nos mostram que investir em inovações e adotar formatos mais adaptáveis representam muito mais do que uma tendência: são uma consolidação dos novos tempos. Porém, é justamente o setor de TI que tem de suprir essa busca, com a construção de um virtual workplace adequado, que reúna soluções capazes de satisfazer as rotinas corporativas e as necessidades das equipes de trabalho.
Quer descobrir o que já há no mercado para essa frente? Então continue conosco!
Antes de falarmos mais sobre a sua relevância, é necessário entender melhor o conceito: portanto, chamamos de virtual workplace, ou digital workplace, a versão digital do ambiente de trabalho. Ou seja, é um local 100% online, que não depende de espaço ou estrutura física.
As instalações materiais, nesse caso, são substituídas por uma espécie de portal exclusivo para funcionários, com ferramentas e recursos digitais que promovem a comunicação entre os colaboradores, favorecem a execução das tarefas diárias e permitem que diversas atividades sejam realizadas de forma colaborativa, como se as equipes estivessem ocupando o mesmo espaço físico.
Assim, o virtual workplace rompe as barreiras do escritório, mas vai muito além do simples “trabalho remoto”, porque ele também abrange a cultura organizacional, impulsionando com isso a produtividade e a satisfação dos colaboradores, além de gerar mais sucesso e prosperidade para a companhia e seu time.
O virtual workplace, ou digital workplace, tem sido a resposta para muitos dos desafios corporativos, especialmente os que dizem respeito à gestão de ferramentas e colaboradores, pois se trata de um modelo moderno que otimiza a atuação.
Isso quer dizer que no ambiente de trabalho virtual, o funcionário realmente encontra tudo o que precisa para desempenhar suas atividades de forma eficiente, como acesso rápido a documentos e projetos, funções relacionadas à execução das tarefas do dia a dia, ferramentas que favorecem sua integração junto ao time, e tudo isso sem que ele precise se deslocar de um lugar para o outro.
Mas a pergunta que fica é: como criar um ambiente como esse dentro de uma empresa? A resposta está em 4 soluções:
Todo virtual workplace precisa contar com um service desk, ou seja, uma central de serviços. O objetivo dessa central é garantir que os usuários do ambiente recebam o suporte necessário sempre que precisarem, seja para resolver pequenas questões ou problemas mais complexos. Com uma solução como essa, todas as demandas ficam centralizadas e a experiência do usuário é elevada, já que o service desk pode combinar a utilização de entradas omnichannel, IA e inteligência de dados, visando oferecer uma boa estrutura e elevar a experiência do usuário.
Outra opção que precisa ser incluída é o field service, que conta com recursos para favorecer o serviço de campo. É através desse recurso que as empresas garantem que as equipes externas tenham à mão tudo o que precisam para atuar com eficiência.
Um virtual workplace de sucesso também deve contar com uma boa gestão de ativos, afinal, só assim será possível monitorar proativamente o ambiente de TI, potencializar o seu desempenho, ampliar o ciclo de vida dos aparelhos e garantir a rápida resolução de qualquer irregularidade, contribuindo para a continuidade operacional.
E por último, mas não menos importante, é imprescindível ter uma gestão de acessos eficaz, para controlar quem pode consultar cada informação. Um bom ambiente de trabalho digital deve manter dados sensíveis e informações sigilosas sempre protegidos, por isso uma solução de gestão de acessos deve ser aplicada para garantir não só a segurança, mas também a conformidade com as leis regulatórias.
Apostar no virtual workplace é uma decisão estratégica porque, com um ambiente digitalizado, a empresa habilita seus colaboradores a trabalharem de qualquer lugar, com ferramentas e recursos apropriados que otimizam seu desempenho.
Mais do que isso, os ganhos também se refletem em produtividade, centralização, economia e qualidade do time. Veja só as principais vantagens:
Com o virtual workplace as rotinas se tornam mais flexíveis, eliminando a necessidade do colaborador se deslocar até o escritório, possibilitando que o mesmo trabalhe de forma remota ou até de outras unidades e filiais da mesma empresa.
Em tempos em que a versatilidade tem sido supervalorizada, apostar no virtual workplace é a estratégia certeira para atrair e reter grandes talentos. Com um ambiente de trabalho digital é possível entrar em contato com pessoas de outras cidades, estados e até mesmo países, e empregar profissionais habilidosos que moram distante do escritório.
Com tantas facilidades, os colaboradores ficam mais satisfeitos, e isso consequentemente impacta na sua produtividade. O virtual workplace também contribui com a eficiência dos times, pois entrega recursos e ferramentas, acesso rápido às informações, e a possibilidade de compartilharem dados e tarefas em tempo real, aperfeiçoando a sua forma de atuar.
No ambiente digital, recursos humanos e financeiros são otimizados e reduzidos. A gestão de colaboradores torna-se muito mais precisa e eficiente, e a empresa consegue reduzir custos, reunindo os times presencialmente apenas quando necessário, em espaços muito menores. A opção ainda favorece a economia com imóveis, energia e transporte, além de facilitar a automatização de tarefas, poupando recursos humanos para atividades que realmente precisam de atenção.
Somente um espaço 100% controlável possibilita o monitoramento preditivo, contribuindo para uma tomada de decisão proativa, antes dos problemas acontecerem. Isso contribui para que a empresa se mantenha ativa, mesmo diante de imprevistos ou falhas técnicas.
Investir em um virtual workplace também é centralizar todas as soluções, recursos e ferramentas em um só lugar. Assim, todos os dados, documentos, materiais e tarefas ficam reunidos em uma central única, possibilitando que colaboradores acessem de qualquer hora e lugar, de forma prática e segura.
Em suma, essa é uma alternativa que definitivamente reúne tudo o que as equipes precisam para atuar com dinamismo e eficiência. Com ele, a experiência do usuário é elevada, as necessidades para atuar em campo são supridas, a gestão de ativos é aperfeiçoada e o acesso é mais seguro.
Quer saber mais sobre as soluções de virtual workplace e como essa opção pode beneficiar você? Então fale conosco e conheça o mundo de possibilidades que a sua TI terá.
© Simpress . Todos os Direitos Reservados. By Next4.
Deixe um comentário