25 julho, 2024

Tecnologia na saúde: desafios, inovações e como as empresas da área estão se reinventando

Dentro do universo da saúde, alguns CIOs têm se deparado com importantes desafios. A necessidade de melhorar o atendimento, o compromisso de garantir a segurança de dados e a urgência de assumir uma postura preditiva são só algumas das muitas atividades do setor que requerem soluções tecnológicas avançadas.

Em outras palavras, nesse cenário onde eficiência e rapidez são fundamentais, a tecnologia na saúde se torna indispensável, não somente para atender às principais necessidades da área médica como também para aprimorar e qualificar operações.

Um bom exemplo do que estamos falando é a descoberta recente feita pela consultoria Accenture. De acordo com uma pesquisa realizada pela entidade, 61% dos profissionais de saúde brasileiros utilizam ferramentas de TI para observar pacientes e otimizar o tempo de consulta – um percentual que ainda tende a crescer consideravelmente nos próximos anos.

Pensando nisso, convidamos Cassio Matoso, Gerente executivo da OncoClínicas; Luiz Cruz, CIO da Unimed de Belo Horizonte; e Silvio Gomes Jr, Diretor Comercial da Simpress, para participarem do segundo episódio do PodSim, podcast da Simpress que aborda desafios e tendências em tecnologias.

Continue acompanhando a leitura e confira um resumo desse rico bate-papo.

Quais os principais desafios da tecnologia na saúde segundo especialistas da área?

Aperfeiçoar a usabilidade, promover a segurança das informações e adotar uma conduta estratégica: segundo nossos especialistas convidados, estes são os três principais desafios existentes quando se fala em tecnologia na saúde. No entanto, eles também se desdobram e impactam outras atividades do setor.

Quando questionados sobre todos os obstáculos que lidam atualmente, eles citaram os seguintes pontos:

Trazer a tecnologia para melhorar a usabilidade e atendimento dos pacientes

Cássio Matoso, gerente de operações de TI do Grupo OncoClínicas, coloca em perspectiva a importância da usabilidade da tecnologia na saúde. Segundo ele, a tecnologia não apenas facilita a vida dos médicos e pacientes, mas também aumenta a eficiência da operação, com um objetivo claro: aprimorar a assistência. Porém, tornar isso uma realidade não é tão simples quanto parece, afinal, as inovações tecnológicas precisam ser intuitivas.

 “O maior desafio hoje é trazer usabilidade e a tecnologia aplicada para o atendimento do paciente, para facilitar a vida do médico […] e tornar a operação mais rápida e eficiente,” afirma Cássio.

Na outra ponta, Luiz Cruz, representante da Unimed BH, concorda que a usabilidade é crucial e ainda reforça a importância de olhar a jornada do cliente, garantindo que a tecnologia acrescente benefícios ao invés de se tornar uma possível dificuldade.

Registro eficaz e seguro dos processos e informações dos pacientes

Proporcionar um registro eficaz de todos os processos e informações também é importante para os especialistas. Para Cássio, assegurar que todas as etapas do tratamento sejam monitoradas e registradas de forma adequada é mais um desafio significativo – muito em função das etapas envolvidas no atendimento.

Para ele, com tantas informações sensíveis, garantir a proteção de dados, desde a admissão até a alta, é uma conduta vital:

“Desde o início do processo, no posto de atendimento, quando ele começa a jornada dele em uma de nossas unidades temos essa preocupação dos processos estarem todos registrados e seguros. […] Da mesma forma que você dá agilidade para o paciente, você não pode esquecer de dar segurança”.

Ser preditivos para a saúde

Ainda falando sobre os desafios da tecnologia na saúde, não podemos esquecer da preditividade. A capacidade de usar tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA), para antecipar problemas e melhorar o atendimento ao paciente de maneira proativa, é mais um obstáculo a ser superado.

“Hoje, as novas tecnologias de inteligência artificial estão trazendo para o paciente funções preditivas”, pontua Cássio. De acordo com ele, o foco é usar esses recursos para prever e prevenir complicações antes que elas ocorram, mas primeiro é preciso aplicá-los para executar atividades complexas sem que haja grandes empecilhos”.

Desenho do planejamento estratégico junto à TI

Quando se fala em modernização de estruturas, um profissional de facilities, por exemplo, tende a estar envolvido no processo, mas se o assunto é planejamento estratégico baseado em tecnologia na saúde, a TI também precisa fazer parte.

Inclusive, Luiz Cruz reforça que, na verdade, a TI deve ser vista como uma parceira e se manter inserida nas estratégias de longo prazo da organização, afinal, essa área tem o potencial de ser um facilitador para a execução do planejamento. “A TI tem que estar à frente do negócio”, afirma.

Consolidação

Mais um ponto fortemente ressaltado pelos especialistas é a consolidação do setor como uma área que pode se tornar referência no uso da tecnologia. Para eles, esse é o caminho para que as empresas ganhem escala e eficiência.

No entanto, o movimento exige que tanto as tecnologias quanto os fornecedores consigam acompanhar o ritmo de crescimento das organizações, oferecendo soluções que padronizam serviços e auxiliam na gestão de unidades adquiridas. Sobre esse ponto específico, Cássio pontua que é fundamental que os processos sejam uniformizados para garantir melhoria contínua na jornada do paciente.

Segurança de dados e informações

Por fim, não podemos pensar nos desafios da tecnologia na saúde sem refletir sobre pontos sensíveis, como a segurança de dados. Já que este é um universo por onde circulam muitas informações sigilosas, mantê-las devidamente protegidas é uma obrigação dos gestores.

Para Luiz, assegurar a proteção de dados é fundamental para a imagem da empresa – fato que a Unimed já entendeu, transformando o assunto em pauta prioritária. Para Cássio, além de estruturas robustas, é preciso educar os funcionários, a fim de evitar acessos não-autorizados e vazamentos: “têm fator consultivo e fator de educação, de treinar os colaboradores”, defende.

Tecnologia na saúde: 5 principais tendências e inovações que beneficiam o setor

Embora haja alguns obstáculos pela frente, o caminho de inovações que respondem a esses desafios também está aquecido. A integração de tecnologias avançadas já é uma opção para otimizar operações, aumentar a eficiência e oferecer serviços inovadores e de alta qualidade.

Quando questionados sobre as inovações e tendências emergentes de tecnologia na saúde que estão moldando o futuro do setor, nossos especialistas apontaram o seguinte:

➡️ Mercado mais consolidado:

Como já dito, a consolidação no setor é uma resposta natural à necessidade de eficiência e escala. Este movimento está sendo pautado na implementação de tecnologias que padronizam procedimentos e garantam a continuidade e a qualidade do atendimento, independentemente das mudanças organizacionais.

➡️ Segurança da informação aprimorada:

pensar em tecnologia na saúde é pensar em dados seguros. Sistemas avançados e robustos incluem ações preventivas, como a implementação de inteligência artificial para monitorar e detectar anomalias. Nesse cenário, recursos de segurança deixam de ser um complemento e assumem um papel de destaque na infraestrutura de TI, protegendo dados sensíveis dos pacientes e assegurando a conformidade com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

➡️ Processos de saúde digitais:

Aplicativos e automatizações também estão na lista das 5 tendências que beneficiam o setor. Desde a marcação de consultas pela internet até o acesso digital a resultados de exames, a digitalização na saúde deve ser cada vez mais utilizada para facilitar a vida dos pacientes e profissionais de forma muito inteligente.

➡️ Correção de erros manuais:

Mais um ponto ressaltado foi a capacidade de alguns recursos de corrigir possíveis erros manuais. Hoje, ferramentas de prescrição eletrônica, por exemplo, já estão eliminando os riscos de erros causados pela má caligrafia e interpretações farmacêuticas equivocadas.

➡️Processos mais automatizados e preditivos:

A última tendência abordada foi o uso de novos recursos para prever problemas e pensar em ações para evitá-los. Esse é talvez um dos pontos mais relevantes para o setor, justamente porque as automações liberam os profissionais de saúde para focar nas tarefas mais críticas e que precisam de maior atenção ou empenho humano.

Busca de parceiros estratégicos: como o setor de saúde pode contornar seus desafios com tecnologia de qualidade

Nesse contexto de superação de desafios e aderência às tendências, a busca por parceiros estratégicos se torna crucial para clínicas, hospitais e demais empreendimentos que atuam no setor de saúde.

Isso se dá porque esses fornecedores podem colaborar de forma contínua e significativa para modernização dos ambientes, trazendo competências, tecnologias e recursos que complementam e potencializam as capacidades da instituição de saúde.

Para quem deseja ter acesso aos melhores dispositivos da atualidade, por exemplo, um dos modelos de negócios mais eficientes é o outsourcing fornecido pela Simpress. Constituindo um serviço inteligente de terceirização, no qual o hospital ou clínica médica contrata os equipamentos que necessita para suas operações, promovemos a inovação, garantimos a segurança e ainda acompanhamos toda a jornada do nosso cliente.

Para Sílvio Gomes Jr, Diretor Comercial da Simpress, a inovação é impulsionada pela capacidade de ouvir e responder às necessidades das empresas.

“Nós temos uma grande responsabilidade e um grande privilégio. Nós temos abolido o termo B2B, de ‘estamos no mercado B2B’, porque acontece de verdade inovação e entrega de valor ao cliente através desta relação entre pessoas; especialmente com uma liderança comercial. Eu sou um privilegiado porque a inovação parte muito da capacidade de ouvir o seu cliente.”

Que tal saber mais sobre tudo que falamos neste conteúdo? Então, clique no link para ouvir o segundo episódio do PodSim no Spotify ou acesse o vídeo abaixo e assista nossos especialistas no Youtube:

 

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