Você já observou como a tecnologia avança cada vez mais rápido, transformando a sociedade, e também o modo de atuar das empresas?
Hoje, as rotinas operacionais estão muito diferentes de como eram antes: os modelos de trabalho híbrido e home-office, que ganharam força durante a pandemia, impuseram às companhias a necessidade de se adaptarem de vez à essa nova realidade. Além disso, grandes empresas com dezenas de unidades e filiais, e suas equipes fragmentadas, cada uma operando em uma região específica, também enfrentam desafios na gestão de suas operações.
Seja qual for a razão, essas diferentes formas de trabalho do mundo moderno só se tornaram possíveis em função da tecnologia. Mas elas também atribuíram às organizações a necessidade de oferecer uma estrutura adequada, que permita aos times realizar as atividades do dia de qualquer hora e lugar, e com qualquer dispositivo.
É nesse momento que as soluções de digital workplace surgem como escolhas certeiras. Digital workplace é um termo inglês, que na tradução significa “local de trabalho digital” e que se refere ao uso da tecnologia como instrumento para a realização de atividades que normalmente aconteceriam dentro do escritório.
Assim, entende-se como digital workplace, a plataforma colaborativa (que também pode ser chamada de intranet) com ferramentas e recursos para promover o trabalho no ambiente virtual. Ela permite que os colaboradores acessem documentos, compartilhem informações, colaborem simultaneamente em projetos e se comuniquem de forma mais eficiente e aperfeiçoada, independentemente de sua localização física.
Mas quais desafios são verdadeiramente superados por esse modelo? Por que e por onde começar? Quais são os benefícios agregados? Bem, se a sua empresa está determinada a abraçar esse conceito, acompanhe a leitura, e saiba mais sobre as soluções de digital workplace, service desk, field service, gestão de ativos e gestão de acessos.
Como dito previamente, com tantas inovações, as companhias estão ficando cada vez mais conectadas, flexíveis e atualizadas. Mas, se por um lado, eles agregam vantagens, por outro, impõem desafios, especialmente para os gestores de TI.
É que criar um ambiente digital de alta confiabilidade e segurança pode, muitas vezes, se tornar uma equação complicada de resolver. Hoje, as maiores dificuldades da TI corporativa em relação aos modelos de trabalho atuais e à presença das novas tecnologias são:
Dezenas de aplicativos para organizar as tarefas do dia, diversas soluções de IA, múltiplos recursos para realizar a gestão de ativos, a gestão de acessos, entre outras tarefas administrativas. O número de ferramentas para usar no trabalho é enorme. Segundo uma pesquisa recente da Gartner, pode chegar a 11 por trabalhador.
Quando se tem tantos recursos assim, é crucial integrá-los, para garantir a boa gestão e evitar problemas de duplicidade e compatibilidade. Mas, como agrupar ferramentas tão diversas? Este é um desafio delicado, e que precisa ser constantemente superado pelo departamento de TI.
Outro desafio é a gestão de acessos, afinal, o setor de TI precisa garantir a segurança dos dados enquanto a conexão dos colaboradores é estabelecida. Na lista de equações complicadas, eis então mais uma do setor de tecnologia: promover o frágil equilíbrio entre permissões e o acesso seguro e confiável.
Lidar com a assistência remota também é um desafio justamente porque, uma vez à distância, as equipes podem utilizar redes e dispositivos diversos.
Sejam trabalhadores remotos ou equipes divididas por unidade ou região, não importa. Na maioria das vezes, é difícil para o setor de TI oferecer o suporte técnico apropriado aos seus clientes finais quando os colaboradores utilizam redes ou ferramentas tão diferentes.
Do mesmo modo fica a infraestrutura tecnológica: q . Ou seja, é imprescindível que os colaboradores possam atuar de maneira conjunta e integrada, sem travamentos ou interrupções ⎯ e a TI precisa garantir todo o suporte e colaboração necessária nesse quesito.
Monitorar o desempenho das ferramentas de colaboração para garantir que estejam funcionando adequadamente e de maneira eficiente e produtiva, e realizar ajustes sempre que necessário, é outro desafio dos gestores de tecnologia, especialmente em ambientes de TI complexos.
A escalabilidade também é uma questão que gera preocupação nos profissionais de TI. À medida que a empresa cresce, o setor de TI precisa garantir que as soluções colaborativas acompanhem seu desenvolvimento, e tenham capacidade para escalar de acordo com a demanda, sem comprometer a performance ou a segurança das informações.
Por fim, a satisfação dos colaboradores. O mesmo estudo que mencionamos da Gartner, revelou, por exemplo, que “47% dos trabalhadores digitais têm dificuldade para encontrar as informações necessárias para desempenhar suas funções com eficiência”.
Esse dado sintetiza perfeitamente como o ambiente de trabalho e os processos da empresa podem impactar no contentamento dos funcionários. Mantê-los satisfeitos com a rotina de trabalho, com as ferramentas e o suporte fornecido pode ser desafiador, especialmente quando as expectativas são altas e as possibilidades tão diversas.
As soluções de digital workplace se apresentam, então, como opções certeiras para os desafios que mencionamos acima, uma vez que favorecem a integração de recursos, o acesso seguro, o funcionamento, a manutenção e o monitoramento, além de promoverem escalabilidade e garantirem a satisfação do colaborador.
Reunidas, elas criam um ambiente favorável ao trabalho remoto, e permitem uma atuação eficiente e verdadeiramente produtiva, mesmo que fora dos limites da empresa.
A Simpress oferece o pacote completo, com recursos que abarcam desde a área de serviços até a gestão. Alguns deles são:
O service desk representa a evolução do help desk. Funciona como uma espécie de “balcão de atendimento digital”, que concentra as chamadas de TI, centralizando todas as demandas em um único lugar.
O service desk permite à equipe entender rapidamente os problemas enfrentados pelos usuários que adquirem produtos ou serviços, e encontrar as soluções apropriadas em menor tempo hábil.
Pode combinar a utilização de entradas omnichannel, IA, e inteligência de dados, visando oferecer a melhor experiência tanto para clientes quanto para colaboradores.
Já o field service é a solução de digital workplace voltada ao serviço de campo: com ela, o time consegue prestar uma assistência mais individualizada, enviando, por exemplo, um técnico qualificado para diagnosticar e resolver problemas complexos pessoalmente.
Mais do que apenas um suporte presencial, o field service tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, melhorar o atendimento ao consumidor e reduzir custos
Em casos de atrasos ou outros contratempos, as atualizações de status também podem ser transmitidas instantaneamente ao cliente, mantendo-o sempre informado. Com isso, as empresas passam a garantir que os serviços estão sendo prestados de forma pontual e eficaz, otimizando a alocação de recursos e melhorando a experiência como um todo.
Também não podemos nos esquecer da gestão de ativos, afinal, quando se tem colaboradores operando fora dos limites da empresa, é importante contar com soluções que garantam o controle e a gestão dos equipamentos remotos.
Essa solução de digital workplace não só monitora, como potencializa o desempenho das máquinas, otimiza o ciclo de vida, e identifica proativamente problemas e eventos no seu ambiente de TI.
E, por último, temos a gestão de acessos para garantir conexões mais seguras, controle eficaz sobre quem acessa cada informação e a proteção de dados críticos, assegurando a conformidade regulatória.
Com essa solução de digital workplace, as informações sensíveis se mantêm sempre resguardadas e seguras, independentemente de onde os colaboradores estejam.
Com a compreensão das soluções é possível que você já tenha entendido um pouco de como a construção de um ambiente de trabalho digital pode facilitar muitas tarefas do dia a dia colaborativo.
No entanto, esses ganhos vão além, proporcionando também:
A retenção de talentos também acontece porque o digital workplace acaba com os limites geográficos: assim, mesmo diante da necessidade de uma mudança de cidade ou país, o funcionário pode continuar trabalhando, sem que isso afete a sua rotina.
A retenção de talentos também acontece porque o digital workplace acaba com os limites geográficos: assim, mesmo diante da necessidade de uma mudança de cidade ou país, o funcionário pode continuar trabalhando, sem que isso afete a sua rotina.
Além disso, os gestores deixam de se preocupar com todas essas equações para se concentrar no que importa: o core business.
Embora tragam todos os ganhos citados, é importante entender que implementar as soluções de digital workplace envolve uma série de processos para garantir os resultados esperados e a boa aceitação por parte dos colaboradores.
Antes de implementar as soluções de digital workplace, e pensar em service desk, field service, gestão de ativos e gestão de acessos, é importante avaliar as necessidades da empresa e as expectativas das equipes. Uma dica valiosa é realizar pesquisas e pedir o feedback, para identificar possíveis lacunas e reconhecer o que precisa ser aprimorado.
O sucesso desse projeto também depende da escolha dos recursos. É preciso selecionar bem as ferramentas, fornecedores e softwares que serão utilizados, bem como certificar-se que as plataformas escolhidas sejam seguras, intuitivas e alinhadas com os objetivos da empresa.
E por falar em ferramentas, a integração é um outro passo importante. Para o digital workplace funcionar, é primordial assegurar-se de que todos os recursos e sistemas estão bem integrados, garantindo assim a fluidez no trabalho e eliminando os silos de informação.
Invista constantemente na capacitação e no treinamento dos funcionários, para que possam criar uma familiarização com as ferramentas, desenvolver seus potenciais e tirar com isso o máximo proveito dos recursos escolhidos.
Sem análise, é impossível dizer se algo está funcionando. Por isso, o recomendado é realizar um monitoramento adequado e constante, além de pedir feedbacks regulares para identificar os pontos que podem ser aprimorados.
Além disso, a comunicação clara e recorrente sobre os canais corretos para abertura de chamados e solicitação de apoio é crucial, garantindo que todos os funcionários, especialmente os novos, conheçam e se sintam à vontade com esses sistemas. Isso não apenas facilitará a integração, mas também promoverá um ambiente de trabalho mais eficiente e coeso.
Por último, escolha um parceiro que abrace as necessidades da organização, e que tenha experiência e conhecimento de mercado. Ao terceirizar uma empresa experiente, a companhia não só obtém a estrutura necessária, mas todo o suporte para elevar ainda mais a sua presença digital.
A Simpress, líder em outsourcing de TI, oferece soluções de digital workplace através de um pacote completo de opções para que negócios de todo e qualquer segmento possam transformar seu ambiente de trabalho em um espaço digital seguro e confiável.
Com soluções de service desk, field service, gestão de ativos e gestão de acessos, a Simpress ajuda as empresas a impulsionar sua produtividade e eficiência, por meio de uma plataforma inteligente que contempla hardwares, softwares e outras tecnologias digitais.
Sua central de soluções resolutiva, suporte 24×7 e monitoramento constante e preditivo garantem excelência no suporte, para que você e sua empresa possam focar no core business.
Com as soluções de Digital Workplace da Simpress, você e sua equipe têm acesso às melhores ferramentas para o trabalho, garantem mais produtividade e eficiência, e usufruem da flexibilidade de poder trabalhar de onde quiserem.
A Simpress centraliza todas as questões e equações complicadas, usando sua altíssima reputação e vasto conhecimento de mercado para fazer sua jornada de transformação digital acontecer.
Para saber mais sobre digital workplace e as soluções da Simpress, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão prontos para atender você.
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